Cel. Manoel Ferreira e Maria Ferreira

Cel. Manoel Ferreira e Maria Ferreira


 No dia 31 de agosto de 1934, completando 20 anos da chegada do Cel. Manoel Ferreira (veio em 1914) o jornal O Município de Adelino Giaõ, faz a homenagem abaixo. 

Cel. Manoel Ferreira e Maria Ferreira:

Ha vinte anos, Cel. Manoel Ferreira, vindo da glorificada cidade que foi o berço do immortal vate "A sala dos passos perdidos", pela sua acção incessante em nosso hinterland, bem mereceu e tornou-se possuidor da nossa symphatia e respeito, premios que o proprio Tempo lhe consagrou, honrosamente.
Pelos incalculáveis benefícios que vem distribuindo à classe humilde; por seu concurso sadio e despretencioso às iniciativas religiosas e sociaes, e aos melhoramentos publicos com que Chavantes se vê dotada, é o nosso homenageado bastante digno das carinhosas felicitações que receberà neste dia.
Nos magestosos Templos de Caridade e Religião Catholica; no edificio do Grupo Escolar, onde estão em preparativos os educadores do Brasil de amanhã; no campo de esportes "Santa Maria", construido no coração da sua pitoresca propriedade agricola; em tudo enfim, total ou maior parcella lhe coube nessas realizações, que nos causam prazer moral e conforto espiritual.
Tambem ao scenario politico, quando se organizava o municipio de Chavantes foi reclamada a sua colaboração, aliàs indispensavel.
Indigitado, nessa phase de emancipação, aceitou o cargo de 1º Presidente da Camara Municipal de Chavantes na sua installação em 1922, em cujo posto se manteve.(...)

Maria da Silva Ferreira: "A SANTA FALLECIDA" (assim denominada no jornal O Município, de propriedade de seu fundador, Adelino Gião).
"A inspiradora fervorosa da Santa Casa de Chavantes. No dia de hoje todos que a conheceram render lhe ão as mais fervorosas preces, para que sua alma no céu, rogue por nós e para Chavantes que ela tanto queria".

A família do Cel Manoel Ferreira:
Foi casado em primeira núpcias com Maria Ferreira com quem teve os filhos: 
d. Conceição Ferreira Fonseca, casada com com o Dr. Ernesto Fonseca, fazendeiro no município; Dr. Arnaldo Ferreira da Silva, fazendeiro neste município e no município de Paraguaçu Paulista, casado com a sra. Alice Gomes Ferreira; sra. Almeria Ferreira Monteiro de Barros, casada com o sr. Joaquim Monteiro de Barros, clínico na capital.
Era casado em segunda núpcias com a sra. Maximilia Ferreira, com quem teve uma filha, Adélia.
O Cel. Manoel Ferreira ocupou diversos cargos sociais e políticos em Chavantes: foi o 1º Presidente da Câmara Municipal quando de sua formação em 1922; Presidente Honorário e Perpétuo da Santa Casa; Sócio fundador e benemérito do Clube Ouro Verde.
Graças ao seu empenho, a ele devemos: A Santa Casa, a Igreja Matriz, o Grupo Escolar, a Praça dos Esportes.
Faleceu aos 73 anos.
Fonte: jornal O Município de 03 de julho de 1943, agora de propriedade do Sr. Victor A. Macul.

2 comentários:

Anônimo disse...

E' muito eloquente e engracado o discurso e puxassaquismo! rs Parece comicio! Legal!

Lilia disse...

outro tempo, outro vocabulário. pede uma boa análise.
obrigada.