O que é Coruquerê?

 O Coruquerê
Em 1946, o Jornal O município, já de propriedade do Sr.Victor Abdala Macul, traz interessante informação de que o coruquerê estava atacando nossas lavouras de algodão e que, se providências urgentes deixassem de ser tomadas, o algodoal poderia ser dizimado.
Mas o que é coruquerê?
Você já ouviu falar sobre ele?
Vejamos o que a pesquisa nos ensina:

Lagarta militar ou coruquerê-dos-capinzais - Mocis latipes - Os adultos são mariposas de coloração pardo-acinzentadas, com aproximadamente 4,2 cm de envergadura, apresentando uma linha escura transversal na asa anterior. As lagartas atacam primeiro as folhas baixeiras e não raramente todas as folhas são destruídas. A infestação inicia-se geralmente pelas bordas das lavouras ou nas reboleiras infestadas por plantas daninhas. As lagartas são facilmente reconhecidas pelo caminhamento tipo "mede palmo" e pela coloração brilhante, sendo o fundo verde-escuro com listras castanho-escuras, margeadas por faixas amerelas, ambas longitudinais.
Importância econômica - os prejuízos são devido à redução da área foliar das plantas e são maiores se a cultura for com o objetivo de produzir silagem. Em anos e/ou locais críticos os insetos podem consumir todo o limbo foliar com perdas totais.
Métodos de controle - Como são lagartas que se alimentam nas folhas abertas, ficam portanto mais expostas do que a lagarta-do-cartucho, tornando-se mais vulneráveis, tanto ao controle natural como às ações artificiais de controle. Além dos lagarticidas normalmente utilizados, esta espécie pode também ser controlada com os produtos a base de Bacillus thuringiensis.
(FONTE EMBRAPA)



Características :
·         Ovos    – São colocados sobre as folhas após o acasalamento. O período de incubação é de 7 a 12 dias. 
·         Lagarta – Quando completamente desenvolvidas, as lagartas medem 40mm de comprimento, sendo facilmente reconhecidas, porque se locomovem como se estivessem medindo palmo. Sua coloração é amarelada, com estrias longitudinais castanho-escuras.
·         Pupa    – Permanecem de 6 a 8 dias nessa fase, prendendo as folhas por meio de fios de seda.
·         Adulto  – Podem alterar sua coloração para mais escuras, dependendo do grau de infestação da praga.
 Danos :
·         Atacam os limbos das folhas do algodoeiro, devorando-as quase totalmente.
·         Uma lagarta pode consumir, em média, 66 cm2 de uma folha de algodão, causando até
           30% de prejuízos quando não controlada.
           




 Uma infestação da praga pode atingir diferentes tipos de agricultura e também hortaliças. É interessante notar que a infestação pode ocorrer também no armazenamento dos produto. De qualquer forma o estrago é sempre  grande.

Nenhum comentário: