Um Paraquedista Chavantense

Silvio Cadamuro



Um Paraquedista Chavantense na Força de Paz da ONU - Canal de Suez:

Filho de Paschoal Mario Cadamuro e de Virginia Marques Cadamuro, Silvio Cadamuro nasceu em Chavantes em 1933.
Em 1957, aos 24 anos de idade, alistou-se para a Força de Paz da ONU como paraquedista. Depois de um período de treinamento no Brasil e em outros países, seu batalhão foi encaminhado para o Canal de Suez com a finalidade de manter a paz entre os países envolvidos na guerra recente.

Guerra do Canal de Suez faz mais de 50 anos: 

Briga pelo controle do canal mais longo do mundo envolveu Egito, Inglaterra e França

Construído entre 1859 e 1869, o Canal de Suez é o mais longo do mundo. São 163 quilômetros que ligam o porto egípcio Port-Said, no mar Mediterrâneo, a Suez, no Vermelho. A posição estratégica, que permite que mercadorias sejam transportadas da Europa à Ásia – sem contornar a África – gerou uma disputa internacional, encerrada há mais de 50 anos.
Ingleses e franceses, acionários do canal, com o auxílio de Israel (proibido de navegar em águas egípcias), atacaram o Egito em retaliação à campanha nacionalista do presidente Gamal Abdel Nasser para legitimar o local. Com essa política, Nasser tinha por objetivo medir forças com os Estados Unidos, que se negaram a financiar a construção de uma barragem, além de recuperar o controle do canal. Em um discurso da época, Nasser afirmou que a briga acontecia porque “este canal é propriedade do Egito”. A Guerra do Canal de Suez durou uma semana e teve a intervenção da Organização das Nações Unidas com o apoio americano (que temia um confronto com a União Soviética). O canal de Suez foi reaberto em 10 de abril de 1957. Com o final dos conflitos armados, a ONU manteve no Canal, uma força tarefe com a finalidade de manter a paz.


Port Said - local da briga entre brasileiros
 e moradores da cidade.

As  fotos a seguir, mostram um período histórico da humanidade logo após um, 
entre muitos conflitos que ainda ocorrem na região.
Pertencem ao acervo particular de 
Silvio Cadamuro.






























Em construção

Nenhum comentário: